Criar uma Loja Virtual Grátis
O Currículo
O Currículo

 O Currículo

As diferentes concepções da palavra currículo derivam dos diversos modos como a educação é concebida historicamente, bem como das influências teóricas que a afectam e se fazem hegemónicas em um dado momento. Diferentes factores socioeconómicos, políticos e culturais têm contribuído, assim, para que currículo seja entendido como: (a) os conteúdos a serem ensinados e aprendidos; (b) as experiências escolares de aprendizagem a serem vividas pelos alunos; (c) os planos pedagógicos elaborados por professores, escolas e sistemas educacionais; (d) os objectivos a serem alcançados por meio do processo de ensino; (e) os processos de avaliação que terminam por influir nos conteúdos e nos procedimentos seleccionados nos diferentes graus da escolarização.

Podemos afirmar que as discussões sobre o currículo incorporam, com maior ou menor ênfase, discussões sobre os conhecimentos escolares, sobre os procedimentos e as relações sociais que conformam o cenário em que os conhecimentos se ensinam e se aprendem, sobre as transformações que desejamos que aconteçam com nossos alunos e alunas, sobre os valores que desejamos discutir com eles e elas e sobre as identidades que pretendemos construir.

Discussões sobre conhecimento, verdade, poder e identidade marcam, invariavelmente, as discussões sobre questões curriculares (Silva, 1999).

  

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:  

 SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo

 Horizonte: Autêntica, 1999.

 Para Ribeiro (1990) citado por Mota (2009), podemos descrever o Currículo mediante três tipologias:

 

O Currículo Formal, Informal e Oculto

 (Ribeiro, At et al, 1990:53)

    Curriculos

  Sendo assim, podemos dizer que o Currículo define o que vai ser aprendido, o porquê e o para quê, o como fazer para orientar a aprendizagem e com que meios possibilitar a aprendizagem, tendo sempre em atenção aspectos de natureza diversa como filosóficos, sociológicos, culturais ou, simplesmente, ideológicos.

 Os processos utilizados para a aprendizagem podem adquirir um sentido amplo integrando e materializando o ambiente. Nesta perspectiva, o ambiente incorpora-se num dos conceitos de currículo e torna-se num dos seus alicerces quando este concretiza e se dispõe a realizar a sua aplicação (Mota, 2009).

  

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:  

 https://www.nunomota.com/blog/02/Curriculo_Aprendizagem01.pdf