Criar uma Loja Virtual Grátis
Actividade 7
Actividade 7

Actividade 7

 

Depois da actividade 6, escolhemos umas das aulas que definimos anteriormente e preenchemos o “plano de aula” onde se vai descrever ao pormenor toda a aula.  

 

Plano de Aula

Professora: Cristiane Vieira

Curso de Formação: Organização e Métodos de Ensino de Ballet

Data: 22 de Janeiro

N.º de Aula: 13

Matérias Leccionadas: Elaboração de uma aula para o nível pré-escolar

Local: Centro de Explicação “Paixão pelo Saber” Loulé

Início da Aula: 10h00min

Fim da Aula: 13h00min

Duração: 3 horas

 

Conteúdos/Objectivos Operacionais: Realização de uma aula teórico-prática

  • Material Necessário: Cadeiras, mesas, folhas de papel A4 (30), Canetas, computador, vídeo projector, sala de aula ampla, espelhos, roupa própria para aula de ballet. Recursos humanos: algumas alunas para fazer demonstrações dos exercícios.

  

Observações:

Com esta aula pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos dos exercícios que devem ser trabalhados nos níveis de iniciação I (faixa etária de 3 a 5 anos) e do nível II (faixa etária de 5 a 7 anos)

 

Parte Inicial da Aula  (das 10h15min às 10h45min):  

Descrição do trabalho a ser feito nas aulas de ballet relacionando com as fases de desenvolvimento físico/mental das crianças.

 

Parte Principal da Aula (das 10h50min às 11h50min):

Aula prática, organizar uma aula com os exercícios relacionados com cada nível de ensino. Criação de histórias para os exercícios, envolvendo bichinhos, soldados, fadas ou personagens de histórias infantis, procurando sempre elementos que levem a interpretação e ao melhor entendimento do exercício. No nível II, as motivações para as improvisações precisarão ser mais subtis, podendo ser divididas em três grupos principais de estímulo: auditivo, visual e táctil.

 

Parte Final da Aula  (das 11h50min às 12h50min):

Com um grupo de crianças, por em prática a aula que idealizaram para cada nível. Lembrar que é importante não perder de vista o sentido lúdico e o respeito à individualidade e às limitações de cada criança.